Compartilhar share

Colegiado de Saúde da AMPLASC programa para abril Conferência Regional de Saúde Mental

Publicado em 21/03/2022 às 09:29 - Atualizado em 21/03/2022 às 09:29

Em reunião na sexta-feira (18) integrantes do Colegiado de Saúde da AMPLASC decidiram realizar em 8 de abril a etapa microregional da Conferência de Saúde Mental.

Cada município apontará suas propostas que serão apresentadas em Campos Novos. Ainda haverá discussão dos eixos centralizados na temática: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

Na reunião ainda foram definidos os integrantes da comissão organizadora e nomes dos palestrantes, o formato do evento e orientações de um dos coordenadores da conferência estadual, Gilberto Scussiato, que também preside o Conselho Municipal de Saúde de Campos Novos.

Após esta fase, haverá a conferência regional em Concórdia nos dias 17 e 18 de maio e a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada em Brasília, entre 8 e 11 de novembro deste ano.

O calendário sofreu adequações a pedido dos Estados em conseqüência do avanço da Covid-19, que dificultou a realização das etapas municipais.

As Conferências de Saúde Mental contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.

Outros assuntos:

A presidente do Colegiado, Maiara Antunes Serena, ainda abordou a importância do fortalecimento da AMPLASC na CIR, questões relacionadas a Covid-19 como edição semanal do boletim epidemiológico e desativação dos centros de triagem nos municípios.

As secretárias de saúde da região analisam uma forma de regionalizar antedimentos médicos de algumas áreas especificas como pediatria, dermatologia, pneumologia, cardiovascular, psiquiatria entre outras.

A reunião contou com a participação também do Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC