Compartilhar share

Crise hídrica pauta reunião do Colegiado de Agricultura e Meio Ambiente da AMPLASC

Publicado em 02/09/2021 às 12:46 - Atualizado em 02/09/2021 às 12:46

A AMPLASC tem retomado as reuniões presenciais dos colegiados, com os devidos cuidados sanitários da Covid-19, tendo em vista o quadro de melhora do estágio da pandemia.

Nesta quarta-feira (01) os Secretários, engenheiros agrônomos e técnicos do Meio Ambiente e Agricultura dos sete municípios estiveram reunidos na sede da associação para tratar de temas de questões diárias das pastas.

O Secretário Executivo, Luciano Angonese, fez a abertura do encontro apresentando o Colegiado, especialmente, para alguns novos integrantes em razão da troca de gestão em algumas prefeituras.

Os trabalhos foram conduzidos pela equipe técnica do setor de Engenharia Ambiental da AMPLASC, os engenheiros Fábio Corrêa e Rodrigo da Silva.

A principal discussão foi a crise hídrica que a região tem enfrentado devido ao fenômeno La Ninã. Uma das medidas sugerida é o projeto de proteção de nascentes, com utilização de recurso do Governo do Estado. Há linhas de subsidio de até R$200mil para construção de cisternas no meio rural e ainda o método caxambu para abastecimento de água das nascentes.

Perante os prognósticos que a problemática climática vai persistir até meados de 2022, com baixo volume de chuva, os participantes são unânimes em reforçar o alerta por meio de uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a água.

Há possibilidade de confecção de material educativo para distribuição nas escolas e comunidades rurais.
Segundo relatos dos secretários algumas propriedades agrícolas falta água até para abastecer os animais (aves/gado/suínos).

Outra preocupação relaciona-se com a diminuição das cotas de Calcário fornecidas pelo Governo do Estado de Santa Catarina aos municípios da região. Houve redução de até 50%, ou seja, não supriu a demanda dos produtores. Esta realidade será levada ao conhecimento da Secretaria de Estado de Agricultura com objetivo de não ocorrer na próxima safra.

Ainda o Colegiado de Agricultura e Meio Ambiente da AMPLASC discutiu sobre o novo formato de Licenciamento Ambiental referendado pelas Câmara de Vereadores via acordo de cooperação técnica entre os municípios.

Para a próxima reunião haverá a definição diretoria do colegiado e a indicação de dois membros para o Colegiado Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina – COSAPESC.

Fonte: ASCOM AMPLASC