Compartilhar share

Retorno das aulas 100% presencial e homenagem à Pátria pautam reunião do Colegiado de Educação da AMPLASC

Publicado em 25/08/2021 às 21:55 - Atualizado em 25/08/2021 às 22:09

O Colegiado de Educação da AMPLASC esteve reunido nesta quarta-feira (25) para discussão de temas pertinentes ao ensino nos municípios da região. A condução da reunião foi da presidente Adriana Zanatta (Secretária Educação de Campos Novos).

Pela proximidade da data, houve a definição das ações relacionadas a homenagem a pátria (7 de setembro). Foi consenso entre o secretariado a não realização de desfiles, buscando evitar aglomeração social. Neste sentido, também há recomendação dos setores da Saúde e Segurança do Governo do Estado.

Porém, os municípios vão realizar atividades nas escolas com atos e momentos de civismo, alvoradas e até transmissões on-line das atividades da semana da pátria.

Com relação aos estágios supervisionados a portaria nº1967, de 11 de agosto de 2021, mantém suspensa as referidas atividades, além formaturas, feiras, apresentações teatrais e programas e projetos intersetoriais nos estabelecimentos de ensino.  O colegiado referendou a normativa, com exceção Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar.

Sobre o retorno as aulas 100% presenciais, permanecendo no ensino remoto apenas aluno com comprovada necessidade de saúde, os secretariados informaram sobre as adequações no PLANCON com destaque para a busca ativa das famílias que não encaminhar ou justificar a ausência na escola.

Outra questão discutida refere-se a regulamentação do transporte escolar nos municípios. O colegiado de Educação da AMPLASC deverá seguir o modelo adotado pelo Governo do Estado. Em breve, a legislação específica será avaliada pelos vereadores de cada município.

Ficou definido que haverá Conferência Intermunicipal da AMPLASC até 31 de outubro para aprofundar os eixos propostos pela CONAE,  avaliar os planos municipais de educação e elaborar com a sociedade o novo Plano Nacional de Educação- PNE 2024-2034.

Vale destacar que tema o central será a “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

A reunião do Colegiado encerrou com pontuações sobre a implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em nível de AMPLASC e sobre as contratações de equipe multifuncional nas escolas que ficará para 2022, em razão da Lei Complementar 173 que impede aumento da despesa com pessoal nos municípios.

O colegiado de Educação da AMPLASC marcou para meados de setembro a próxima reunião ou antes da data estipulada caso demanda urgente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC